A orientação sistemática, sob forma de visitas domiciliares visando uma alimentação adequada através dos Dez passos para uma alimentação saudável em crianças menores de dois anos (2), do Ministério da Saúde, e incentivo à amamentação são efetivos na redução do número de cáries em crianças até um ano de idade (Grau 1B).
O estudo é de alta relevância no contexto da Atenção Primária brasileira, pois compara intervenções inovadoras típicas da Estratégia Saúde da Família (visitas domiciliares) com atenção pediátrica tradicional, com visível superioridade da primeira. Isto reforça o caráter substitutivo da mesma na política de saúde nacional.O estudo tem uma metodologia adequada para um Ensaio Clínico Randomizado (ECR) com intervenção relacionada a orientações alimentares. (1) Avaliações de padrões de dieta sempre são parâmetros difíceis de serem estudados em populações, devido a diversidades de definições e erros nas informações prestadas pelos entrevistados. No entanto, não se pode afirmar que não há relevância e validade nestes tipos de estudo. Como o texto indica, o viés de memória pode não ser importante pelo recordatório não ter sido maior que 6 meses.
O Efeito Hawthorn citado como pouco provável (participantes do grupo intervenção modificam seus hábitos intencionalmente para “agradar” a equipe pesquisadora, alterando os resultados) deve ser considerado com cuidado. Apesar de ser tido como improvável, devido ao fato das respostas serem dadas a entrevistadores e não às pessoas que realizaram a intervenção, a intenção do agrado pode permanecer. Pode haver um viés em função das perdas ou de não-respondentes, pois houve diferença entre os grupos em não se encontrar o endereço (p-valor 0,001). Estas pessoas do grupo controle (n=28) poderiam ser diferentes, alterando algumas relações encontradas.