Para o seguimento clínico, na APS, dos pacientes com hipertensão arterial (HA), o Ministério da Saúde1, recomenda que portadores de HA que não estiverem com a PA controlada, mas que estejam aderindo aos tratamentos recomendados, deverão realizar consulta médica para reavaliação, mensalmente até atingirem a meta pressórica.

Uma vez controlados os níveis pressóricos, deve-se acompanhar o paciente conforme suas necessidades individuais e o seu risco cardiovascular. Sugere-se que as consultas sejam mensais, até atingir o nível pressórico desejado.

Visitas mais frequentes podem ser necessárias para pacientes em estágio II ou com comorbidade associada. Entretanto, como este material não deixa claro quais exames complementares e a periodicidade, complementou-se a informação utilizando-se o Guia de Referência Rápida para Manejo Clínico da HA, para adultos2.

Segundo este Guia, para o seguimento clínico dos pacientes com HA recomenda-se utilizar o algoritmo de linha de cuidado para o acompanhamento da HA na APS, que apresenta os diferentes estágios e medidas de controle da doença. Assim cada paciente terá um seguimento individualizado conforme estes critérios.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/como-deve-ser-o-seguimento-dos-pacientes-hipertensos-pela-equipe-de-saude-da-familia/ (via RSS)