Nas fases inicias, dengue, chikungunya e zika podem ser muito parecidas, com algumas diferenças nos sintomas (conforme será explicado mais adiante). A diferenciação precisa entre as doenças só se faz de forma laboratorial, através da identificação do virus causador, que é diferente para cada uma delas.
As três doenças têm transmissão por meio da picada de mosquitos Aedes aegypti e apresentam sinais e sintomas semelhantes nas fases iniciais, conforme dito anteriormente.
Dengue A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas pouco sintomáticas até quadros graves com hemorragia, podendo evoluir para o óbito. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início súbito que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e coceira na pele. Perda de peso, enjôos e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, tais como a febre de chikungunya e a zika ¹.
No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme (sangramentos em várias partes do corpo, queda da pressão arterial) evoluindo para forma graves da doença¹ .
Chikungunya A febre de chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya. A doença em fase aguda tem como principais sintomas: febre alta (acima de 39 graus) de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Esta fase dura de 3-10 dias. Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com o aparecimento de dores nas articulações novamente (fase subaguda). Se esse quadro articular persiste por mais de 3 meses, diz-se que a doença está em sua fase crônica (2-5).
Em chikungunya, hemorragia grave é raramente observada; o início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta, quando comparada com à dengue. Também em chikungunya, exantema maculopapular é mais frequente que na dengue. Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões em chikungunya, quando comparadas à dengue (4,5).
Zika A febre pelo vírus Zika é uma doença pouco conhecida e sua descrição está embasada em um número limitado de relatos de casos e investigações de surtos. Com base nessas publicações, os sinais e sintomas incluem exantema maculopapular de início agudo (manchas vermelhas na pele) e pode ser acompanhado de febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia ou artrite (dores em articulações), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A doença é considerada benigna e autolimitada, com os sinais e sintomas durando, em média, 2 a 7 dias (6).
Os sinais e sintomas da febre pelo vírus Zika, em comparação aos de outras doenças exantemáticas (dengue, chikungunya e sarampo), apresentam mais exantema e hiperemia conjuntival.
A microcefalia relacionada ao vírus Zika é uma doença nova, que está sendo descrita pela primeira vez na história, com base no surto que está ocorrendo no Brasil nos últimos meses. Este surto caracteriza-se pela ocorrência de microcefalia com ou sem outras alterações no Sistema Nervoso Central em crianças cuja mãe tenha histórico de infecção pelo vírus Zika durante a gestação¹.
Fonte: https://aps.bvs.br/aps/como-diferenciar-dengue-chikungunya-e-zika/ (via RSS)