A Conferência de Saúde é uma instância colegiada do SUS que se reunirá a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. Será convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde 1,2.
Conferências são momentos importantes de revisão dos rumos da política de saúde no país, oportunidade de exercício da democracia onde cidadãs e cidadãos decidem o que deve mudar o que precisa ser corrigido e o que deve ser mantido e aperfeiçoado3.
Cabe aos gestores municipais do SUS, em articulação com os Conselhos Municipais de Saúde e Conselhos Locais de Saúde mobilizar a população para que se possa ouvir esse grande número de participantes. Nas etapas municipais deve-se oferecer à população a oportunidade de manifestar-se livremente, avaliando a situação de saúde local, trazendo novas proposta de adequação e levantando propostas para as esferas estadual e nacional3,4.
Fonte: https://aps.bvs.br/aps/como-organizar-a-conferencia-de-saude/ (via RSS)