A doença pelo vírus Ebola, anteriormente chamada de febre hemorrágica do Ebola, é causada por vírus de mesmo nome. A mudança de nome foi feita para contemplar os casos que nào apresentam manifestações hemorrágicas. Foi isolado pela primeira vez em 1976, em surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo, antigo Zaire, próximo ao Rio Ebola, que deu origem a seu nome.

Trata-se de vírus RNA, pertencente à família Filoviridae, sendo considerado um dos vírus mais letais do mundo. É responsável por desencadear doença de evolução grave, com altas taxas de letalidade, variando de 25 a 90% em surtos passados.

Há cinco espécies do vírus Ebola, que diferem em sua virulência, denominadas Bundibugyo, Tai Forest (anteriormente denominado Costa do Marfim), Sudão, Zaire e Reston, nomes dados a partir de seus locais de origem. Apenas o vírus Ebola Reston não está relacionado à doença em humanos, embora haja evidência de infecção assintomática, estando associado à doença em primatas não humanos.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/como-se-da-a-transmissao-e-quais-sao-as-manifestacoes-clinicas-da-doenca-pelo-virus-ebola/ (via RSS)