Os físicos descobriram o método perfeito de lavagem das mãos para limpar as partículas de bactérias e vírus de nossas mãos.
Os físicos descobriram o método perfeito de lavagem das mãos para limpar as partículas de bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. Eles descobriram que leva cerca de 20 segundos para desalojar partículas virais ou bacterianas de nossas mãos. Isso deve soar familiar – está de acordo com o que a maioria dos especialistas em saúde pública recomenda.
Para o estudo, publicado terça-feira (16 de agosto) na revista Physics of Fluids , os pesquisadores criaram um modelo matemático simples para simular o movimento de partículas (como partículas virais ou bacterianas) durante a lavagem das mãos. No modelo, as mãos são representadas por duas superfícies ásperas que se movem uma sobre a outra (para imitar as mãos esfregando juntas), separadas por uma fina película de líquido.
O modelo mostrou que as partículas são atraídas para as superfícies ásperas e uma certa quantidade de energia é necessária para permitir que as partículas escapem para o fluido. Um movimento mais rápido das mãos cria um fluxo mais forte de fluido e remove as partículas com mais facilidade, disseram os autores.
“Se você mover as mãos muito suavemente, muito lentamente, em relação umas às outras, as forças criadas pelo fluido que flui não são grandes o suficiente para superar a força que mantém a partícula pressionada”, autor do estudo Paul Hammond, consultor científico da Hammond Consulting Limited no Reino Unido, disse em um comunicado . Hammond comparou a situação à remoção de uma mancha em uma camisa; uma ação de esfregar mais rápida remove a mancha com mais facilidade.
Usando estimativas razoáveis para as variáveis, incluindo a velocidade do movimento da mão, o modelo revelou que cerca de 20 segundos são necessários para as partículas escaparem. Isso está de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , que aconselham as pessoas a lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, ou o tempo que leva para cantar “Parabéns pra você” duas vezes.
A recomendação do CDC não é baseada em modelagem física , mas sim em estudos dos níveis de micróbios que permanecem nas mãos após a lavagem por determinados períodos de tempo.
Hammond observou que o novo estudo não levou em consideração a ação biológica do sabonete . O sabão não só ajuda a remover a sujeira e os germes das mãos, mas também rompe a membrana que envolve as partículas virais ou bacterianas, destruindo-as.
Pesquisas futuras devem levar em consideração esse “ataque químico” do sabão, mas o estudo atual estabelece as bases, disse Hammond.
Fonte: Originalmente publicado na Live Science