A motivação e a educação em saúde são de extrema importância na promoção da saúde bucal da população e devem ser trabalhadas o mais cedo possível junto aos indivíduos. Desta maneira, a idade escolar é um período adequado para o trabalho de motivação, porque a criança já desenvolveu habilidades manuais e uma noção das relações de causa e efeito dos fatores que levam a ocorrência de doenças, o que contribui para entender a importância da prevenção (1). Algumas dinâmicas que podem ser trabalhadas com crianças
- DINÂMICA “TESTE DA LÍNGUA” (2)
a) Objetivo: desenvolver autonomia para identificação da placa bacteriana e adoção dos métodos adequados de deplacagem, compreendendo os objetivos da remoção da placa. b) Materiais necessários: Escovas de dente em quantidade suficiente para todas as crianças participantes (pode-se pedir para que elas compareçam à atividade levando a sua própria escova); Espelhos (de bolsa, de preferência com cabo) em quantidade correspondente a, pelo menos, metade dos participantes. c) Procedimento: Faz-se um círculo e as crianças são convidadas a sentar. O coordenador deverá explicar que este é um encontro para fazer experiências que vão demonstrar os fatores e mecanismos que estão envolvidos na determinação da cárie, nos ajudando a entender o que podemos fazer para cuidar da nossa saúde bucal e evitar essa doença.
Fonte: https://aps.bvs.br/aps/gostaria-de-saber-sobre-possiveis-atividades-educativas-que-o-auxiliar-de-saude-bucal-poderia-realizar-sem-a-presenca-do-cd/ (via RSS)