Em um modelo de entendimento multicausal, o clima é entendido como um aspecto do desenvolvimento da saúde e das doenças, e nesse sentido a resposta é afirmativa. Mas, embora verdadeira, a afirmação não é suficiente para explicar a instalação dos resfriados ou sua prevalência. O resfriado comum (popularmente chamado de virose) é uma infecção, e somente se desenvolve com a transmissão e ação de vírus e com a incapacidade imunológica da pessoa em impedir essa ação para a cepa específica do vírus infectante. O resfriado comum pode ser mais prevalente nos meses de outono e inverno, independentemente da localização geográfica.(1)

Tal prevalência pode ocorrer devido ao fato de pessoas permanecerem mais tempo em ambiente fechado no clima frio, inclusive com pessoas que já se encontram resfriadas. Além disso, um estudo realizado em 2017 mostrou que, em laboratório, as células imunes refrigeradas são menos eficazes no combate a vírus, podendo facilitar a infecção quando os mecanismos de compensação térmicos sociais ou orgânicos não forem suficientes.(2)

Também devemos considerar que crianças que apresentam rinite alérgica e/ou asma podem ter suas mucosas irritadas pelo ambiente mais frio e seco e ter sintomas respiratórios desencadeados.(3)

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/o-tempo-chuvoso-e-a-causa-de-resfriado-em-criancas/ (via RSS)