Sim, o uso ininterrupto de Ácido Acetil Salicílico (AAS) está indicado na prevenção secundária de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) e Infarto Agudo do Miocardio (IAM)(1, 2,3,4). As pessoas que tomam AAS na prevenção secundária de eventos cardiovasculares, por dois ou mais anos de terapia diária, sofrem menos de IAM, AVCi e morte, de acordo com recentes meta estudos(2,3,4,5).

A eficaz ação antitrombolítica do AAS é acompanhada de uma preocupação com o potencial hemorrágico. Diferentes dosagens têm sido adotadas, variando entre 20 a 1300mg, em meta-análises de prevenção de AVCi. A maioria dos estudos evidencia que doses entre 75 e 150mg/dia de AAS são tão eficazes quanto doses mais altas de 150mg a 325mg(2). Além disso, mesmo para doses muito baixas, entre 30mg(6) a 50mg/dia(7), há estudos que afirmam que o AAS pode ser eficaz(1). O uso de baixa dose apoia-se em observações laboratoriais que evidenciam que 30mg/dia de AAS atua na inibição completa da produção de tromboxano A2(8). Considerando a equivalência dos benefícios em diferentes dosagens de AAS para a prevenção do AVCi e o aumento do risco de complicações hemorrágicas gastrointestinais em dose alta de AAS, a recomendação recente, baseada em estudos de meta-análise, é uma dose de 50 a 100 mg/dia de AAS para a prevenção secundária de AVC(1). Esta recomendação é aproximada à dose de 100mg/dia recomenda nas diretrizes brasileiras(10).

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/o-uso-ininterrupto-de-acido-acetil-salicilico-aas-esta-indicado-para-prevencao-secundaria-de-acidente-vascular-cerebral-isquemico-avci-e-infarto-agudo-do-miocardio-iam-qual-a-dosagem-ideal-e-o/ (via RSS)