Considerando a insuficiência de dados relacionados à segurança da vacina pneumocócica quando administrada três ou mais vezes, a revacinação após uma segunda dose geralmente não é recomendada(1).

Duração da Imunidade: Após a vacinação pneumocócica, os níveis de anticorpos sorotipo-específicos declinam após 5-10 anos, mas pode ocorrer declínio mais rápido dos níveis de anticorpos em alguns grupos (por exemplo, crianças). Além disso, dados limitados da literatura sugerem que os níveis de anticorpos podem declinar mais rapidamente em idosos com mais de 60 anos, o que pode indicar como necessária a revacinação nesses pacientes para proporcionar proteção continuada, Os resultados de um estudo epidemiológico sugerem que a revacinação pode proporcionar proteção por pelo menos nove anos após a dose inicial. No entanto, foi relatada também redução da eficácia da vacina à medida que aumentava o intervalo desde a vacinação, principalmente entre os indivíduos mais idosos (com idade ≥85 anos)(1).

Níveis de anticorpos protetores específicos de tipos capsulares desenvolvem-se geralmente na terceira semana após a vacinação e os polissacarídeos capsulares bacterianos induzem os anticorpos principalmente por mecanismos independentes das células T; portanto, a resposta do anticorpo à maioria dos tipos capsulares pneumocócicos em geral é fraca ou inconsistente em crianças com idade < de dois anos cujos sistemas imunológicos encontram-se imaturos, por isso a recomendação de começar a imunização com esta vacina a partir de 2 anos de idade(1).

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/por-que-administrar-somente-duas-doses-da-vacina-pneumo-23/ (via RSS)