Além do uso de medicações para controle, os pacientes com rinite alérgica devem ser orientados quanto a medidas de controle ambiental, fundamentais na estabilização do quadro alérgico. Os Agentes Comunitários de Saúde são um elo importante neste sentido, pois ajudam a disseminar essas medidas na comunidade, mantendo a equipe informada sobre a evolução dos casos e auxiliando na terapêutica. (1-3):
O quarto de dormir deve ser preferencialmente bem ventilado e ensolarado.
- Roupas, cobertores e colchas de cama devem ser lavados e secados ao sol antes do uso (Grau de recomendação D). Usar travesseiro e colchão de espuma, fibra ou látex, envoltos em capas impermeáveis aos ácaros. Recomenda-se limpar o estrado da cama duas vezes por mês.
- Não fumar nem deixar que fumem dentro da casa e do automóvel.
- Combater o mofo e a umidade, principalmente no quarto de dormir. Verificar periodicamente as áreas úmidas da casa, como banheiro (cortinas plásticas do chuveiro, embaixo das pias, etc).
- Evitar o uso de vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais (HEPA).
- Evitar tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas e caixas de papelão no quarto de dormir (D).
- Dar preferência a pisos laváveis (cerâmica, vinil e madeira) e cortinas de material sintético que possam ser limpos com pano úmido (D).
- Evitar o contato é a melhor maneira de manejar o controle de quadros comprovadamente desencadeados por alérgenos de animais (D) e por irritantes como fumaça de cigarro e formol (B).
- Evitar animais de pelo e pena. De preferência, animais de estimação para crianças alérgicas são peixes e tartarugas.
- Dar preferência às pastas e aos sabões em pó para limpeza de banheiro e cozinha. Evitar talcos, perfumes e desodorantes em forma de sprays (D).
- Evitar inseticidas e produtos de limpeza com cheiro forte.
- Evitar banhos muito quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal (D).
- Sempre que a condição permitir, dar preferência à vida ao ar livre. Exercícios podem e devem ser praticados (D).
Fonte: https://aps.bvs.br/aps/quais-orientacoes-podem-ser-dadas-pelo-agente-comunitario-de-saude-a-usuarios-com-rinite-alergica/ (via RSS)