A ampla utilização de agrotóxicos no sistema produtivo rural é um grave problema para a saúde e para o meio ambiente, por contaminação do solo, da água e do ar. Os trabalhadores rurais constituem um grupo populacional reconhecidamente vulnerável aos efeitos danosos dos agrotóxicos na saúde. Os estudos mostram que para cada caso de intoxicação aguda há uma expectativa de oito casos de intoxicação crônica.
No Brasil existem poucas informações sobre os efeitos decorrentes da exposição humana a esses compostos. Os agrotóxicos costumam ser classificados em duas categorias básicas, que identificam a natureza da praga que se quer combater e o grupo químico ao qual pertencem.
Hortaliças e fruticultura normalmente utilizam agrotóxicos conhecidos como organofosforados e ditiocarbamatos. Estes, segundo pesquisadores, podem ser os prováveis causadores de doenças neuro-comportamentais, depressão e consequente suicídio.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/quais-os-agrotoxicos-mais-utilizados-em-plantacoes-de-morango-uva-maca-e-pessego-agricultura-de-nossa-regiao-quais-sao-os-principais-problemas-de-saude-doencas-enfrentados-por-trabalhadores-que/ (via RSS)