O Ministério da Saúde preconiza quatro esquemas para tratar tuberculose (TB): Esquema Básico (Atenção Primária à Saúde – APS), Esquema para Meningoencefalite (inicia no hospital e depois vai para APS), Esquemas Especiais (Referência Secundária) e Esquema Especiais para mono/poli e multi resistência (Referência Terciária).
O esquema básico que dura 6 meses deve ser realizado pela APS por meio de quatro medicamentos fixos combinados em um comprimido (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol) denominado de “4 em um” ou de RHZE por dois meses (1ª fase). A segunda fase dura quatro meses com o uso de dois fármacos, a Rifampicina e a Isoniazida (RH).
Para as crianças (abaixo de 10 anos) a recomendação do Esquema Básico é de três medicamentos Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida (RHZ). Em crianças menores de 5 anos que apresentem dificuldade para ingerir os comprimidos, recomenda-se o uso dos medicamentos em forma de xarope ou suspensão. Em todos os esquemas a medicação é de uso diário e deverá ser administrada preferencialmente em uma única tomada.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/quais-os-tratamentos-para-tuberculose/ (via RSS)