Pacientes com diagnóstico de Angina de Ludwig devem ser encaminhado com urgência pelo Cirurgião-Dentista (CD) clínico geral para tratamento em nível hospitalar1,2,3.

A Angina de Ludwig é uma celulite frequentemente originada de uma infecção odontogênica classicamente localizada no segundo e terceiro molares inferiores, que envolve os espaços submandibular, sublingual e submentoniano1,2,3,4. Descrita em 1836 por Wilhelm Friedrich von Ludwig, atualmente é discutida junto às infecções cervicais profundas, definidas como infecções supurativas que se disseminam e desenvolvem ao longo dos espaços e dos planos fasciais da cabeça e do pescoço4,5.

Antes dosurgimento dos antibióticos, a doença apresentavataxas de mortalidade que ultrapassavam os 54%. Atualmente, devido à evolução dos antibióticos, e à melhoria nos hábitos de higiene bucal, sua incidência é reduzida, embora ainda seja considerado um quadro de alta morbidade e gravidade, principalmente entre pacientes com comprometimento sistêmico3.

 

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/qual-a-conduta-do-cirurgiao-dentista-da-atencao-basica-frente-a-um-caso-de-angina-de-ludwig/ (via RSS)