SOF atualizada em 25/09/2020 de acordo com as novas instruções do Ministério da Saúde.

Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/qual-deve-ser-a-conduta-de-seguimento-dos-casos-de-covid-19-em-relacao-a-cura/?preview_id=43521&preview_nonce=ec97372827&_thumbnail_id=-1&preview=true

 

Segundo protocolo do Ministério da Saúde, não há a necessidade de realizar nenhum exame para confirmar a cura de pacientes acometidos pela COVID-19. O período de 14 dias a partir do início dos sintomas é suficiente para que o organismo se cure.

Os testes para COVID-19 devem ser utilizados com critérios específicos de diagnóstico e não de marcador de imunidade ou cura.O teste imunológico positivo pode ser utilizado como marcador de imunidade contra o SARS-CoV-2, ou seja, caso a pessoa apresente novo quadro de síndrome gripal nos próximos meses, ao parecer muito pouco provável que se trate de COVID-19.(1)

O critério de alta para o paciente com COVID-19 é cumprir o período de 14 dias de isolamento domiciliar a partir do início dos sintomas e isso não afasta a necessidade de manter o distanciamento social.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/qual-deve-ser-a-conduta-de-seguimento-dos-casos-de-covid-19-em-relacao-a-cura-deve-ser-realizado-novamente-o-rt-pcr-para-confirmar-a-cura/ (via RSS)