Os farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, médicos com especialidade em patologia clínica e enfermeiros, desde que adequadamente capacitados de acordo com o protocolo de treinamento do Ministério da Saúde, podem executar e emitir resultados dos testes rápidos (TR) para HIV, sífilis e hepatites virais B e C 1,2,3.
A responsabilidade pela realização de cada exame pode ou não ser concentrada em um profissional, dependendo da decisão da equipe sobre a melhor forma de organizar o processo de trabalho. Além disso, é importante conversar com a coordenação da Atenção Básica à Saúde/Atenção Primária à Saúde para conhecer os fluxos da rede.
O processo dos TR nas unidades já estruturadas poderá ser organizado conforme estrutura física preexistente, contemplando as normas de biossegurança. É fundamental que seja reservada uma sala com condições de higiene e garantia de privacidade – sala com piso lavável, bem iluminada e com pia. Porém, em unidades com falta de espaço físico, não é necessário dispensar uma sala exclusiva, sendo possível utilizar um carrinho móvel com todo o material – formulário, insumos de testagem, biossegurança e fluxo resumido e atualizado, para realizar os TR em uma sala que esteja disponível 4.
Recomendações para implantação de uma nova unidade de testagem:
- Recepção: 1 computador para cadastramento dos usuários (opcional); 1 impressora (opcional) reservada para solucionar problemas referentes aos laudos; 1 bebedouro; preservativos.
- Sala aconselhamento pré-teste: 1 televisor; 1 aparelho de DVD e vídeos (opcional); folders de prevenção ao HIV e sífilis e orientação sobre o TR.
- Sala de testagem: 1 pia com água corrente; 1 geladeira se necessário; termômetro digital; cronômetro ou relógio; mesa impermeável para testagem; bancada para apoio; 1 computador para digitar resultados de exames (opcional); 1 impressora para emissão de laudos (opcional); 1 lixeira no mínimo; testes rápidos; álcool swab ou algodão e álcool gel; gaze e curativo adesivo; papel toalha; 1 resma papel A4 e canetas; luvas; avental ou jalecos; e óculos de proteção.
- Sala aconselhamento pós-teste: cadeiras para o aconselhador e o usuário.
Fonte: https://aps.bvs.br/aps/qual-o-profissional-habilitado-e-a-estrutura-necessaria-para-realizar-os-testes-rapidos-de-hiv-sifilis-e-hepatites-virais-b-e-c/ (via RSS)