Tuberculose

  • Como se pega a doença?

Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a TB não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão… A TB só se transmite pelo ar.

  • Todas as pessoas que entraram em contato com o bacilo vão adoecer?

Não. Na maior parte das vezes o organismo resiste e a pessoa não fica doente. Às vezes, mesmo que o organismo resista no momento, o micróbio fica “guardado” e a pessoa pode adoecer anos mais tarde, se estiver enfraquecida ou desgastada pelo alcoolismo, AIDS, diabetes, câncer e outras doenças. Os idosos também têm uma chance maior de adoecer. Apenas um pequeno grupo de pessoas pode ter a doença logo após o contato com o micróbio. E quando isto acontece, em geral, são pessoas debilitadas, crianças e idosos.

  • Todo paciente com Tuberculose pode transmitir a doença?

Não, somente os pacientes com a doença no pulmão que sejam bacilíferos, ou seja, aqueles que eliminem o “bacilo de Koch” no ar. Quem tem TB em outras partes do corpo não transmite a doença, porque não elimina os bacilos de Koch pela tosse. Os pacientes com TB que já estão em tratamento não oferecem perigo de contágio, pois a partir do início do tratamento o risco de contágio vai diminuindo, um dia depois do outro e com 15 dias tomando corretamente os medicamentos já é muito provável que o paciente não esteja mais eliminando os bacilos de Koch.

  • As pessoas que moram com um paciente com Tubercolose podem pegar a doença?

Sim. A maior fonte de transmissão da TB é o doente com a doença no pulmão, porque ele elimina bacilos pela tosse, fala e espirro. Por isto as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma casa, antes do início do tratamento correto, são aquelas que têm maior risco de adquirir o bacilo.

  • E os vizinhos? E os colegas de trabalho? E dentro do ônibus? Na escola?

As dúvidas são frequentes e não dá para discutir todas as possibilidades, uma a uma. O certo mesmo é entender como se pega a TB e, a partir daí, o que pode facilitar ou dificultar o contágio. Para isto veja a seguir, 3 (três) situações que facilitam o contágio e o que pode ser feito em cada uma delas, para dificultar que o contágio aconteça.

  • O que facilita o contágio:

1ª. Situação: Paciente bacilífero (que elimina muitos bacilos pela tosse, pelo espirro, pela fala)
O que fazer? Iniciar o tratamento o mais rapidamente possível e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.
2ª. Situação: Ambiente (local) pouco arejado
O que fazer? Abrir portas e janelas.
3ª. Situação: Maior tempo de contato com doentes. Quer dizer: conviver com o doente muitas horas por dia ou por noite, durante muitos dias seguidos.
O que fazer? Procurar orientação na unidade básica de saúde.

  • É preciso separar copos, talheres, pratos e outros utensílios do paciente com Tuberculose?

Não, estes não transmitem o “bacilo de Koch”, porque a transmissão é feita pelo ar, pela respiração. O bacilo de Koch que saiu do pulmão de uma pessoa e foi “engolido” por outra pessoa não causa a tuberculose.

  • Quanto tempo leva, depois do contato, para ficar doente?

O bacilo de Koch entra no pulmão e, a partir daí, podem acontecer duas coisas:

  1. O bacilo fica vivo, mas “quieto” sem causar a TB. É o que se chama de TB infecção.
  2. Ir aumentando o número de bacilos até multiplicar e fazer mal ao pulmão. O tempo para adoecer pode variar de semanas até anos, dependendo da resistência da pessoa.
  • E quando atendemos um paciente com Tuberculose? Os profissionais atendem pacientes com tuberculose todos os dias durante muitas horas. Por isso eles têm um risco maior de “respirar bacilos”. Então, uma solução para não pegar bacilos, ou seja, se infectar, é usar máscaras.

Fonte: https://aps.bvs.br/aps/que-informacoes-a-respeito-dos-meios-de-transmissao-da-tuberculose-sao-importantes/ (via RSS)